Conta-me tudo (não me escondas nada)
Nunca gostei de ir ao dentista e cheguei mesmo a ser expulsa de um consultório por mau comportamento.
Era miúda e ficava apavorada mal entrava na sala de espera.
Às custas disto, comecei a tratar dos dentes muito tarde.
Tive de arrancar dois molares, recuperar outros dois e os dentes do siso empurraram descaradamente os meus caninos inferiores para fora.
Os meus dentes estão desalinhados, um pouco encavalitados e mantê-los saudáveis é um desafio.
Mesmo com cuidados diários de lavagem e uso do fio dental, a gengiva tem tendência a ficar inflamada.
Por isso, segundo a minha dentista, tenho duas opções: colocar o aparelho ou arriscar a ter sérios problemas com os dentes.
Confesso que não me agrada a ideia de ter, durante dois anos, um sorriso metalizado mas pela saúde oral estou a pensar em fazer o sacrifício.
Combinei dar uma resposta em setembro e, entretanto, estou a pesquisar sobre o assunto e a falar com toda a gente que conheço que já usou o aparelho.
Assim o fiz com alguém que, apesar do "sorriso pepsodente", optou por esta solução para endireitar (ainda mais) a dentição.
1 - Por razões estéticas ou pela saúde oral?
Sorriso pepsodente: Estética, apenas! Só depois percebi a importância que a componente dentária pode ter na saúde como um todo.
2 - "Se o arrependimento matasse" ou "era agora ou nunca"?
Sorriso pepsodente: Nunca pensei que o aparellho dentário resolvesse o meu "problema". Achava que se destinava apenas a acertar dentes desalinhados. Quando percebi que talvez ajudasse a aumentar a arcada dentária, melhorando o meu sorriso, não hesitei. Nesse sentido não foi uma decisão difícil, nem indesejada, nem ponderada...foi simplesmente: "uau!! que bom!! posso começar quando?..."
3 - Momento: "credo! sou o jaws do 007!"
Sorriso pepsodente: Não tive porque nunca senti qualquer arrependimento. Apenas ansiedade para avançar e ver progressos.
4 - Momento: "SMILE"
Sorriso pepsodente: O momento de retirar. É maravilhoso porque acabou e valeu a pena! Na altura senti apenas curiosidade relativamente à reação das pessoas que me conhecem. Saber se, para elas, seria tão evidente a diferença como para mim. A maioria demorou a reparar que já não usava aparelho (afinal, não deve ficar assim tão mal...) ao ponto de, recentemente e já passados cerca de 4 anos, um amigo (não muito chegado, é certo) me dizer "já tiraste o aparelho...tens os dentes mesmo certinhos!!".
5 - Medalha de recomendação ou alfinete vodoo?
Sorriso pepsodente: Não hesitem, como qualquer outra coisa é necessário estar convicto do que se quer. Se a motivação é estética, diria que vale a pena, se é por questões de saúde oral, então nem dúvida deverá haver...o futuro encarregar-se-á de o confirmar.
Comentários
Enviar um comentário