Cavemen #2

Correr está na moda!
Novos e menos novos, eles e elas, magros e menos magros. Todos correm.
As modas têm disto e um desporto menos nobre tornou-se de elite.
Correr faz bem ao corpo e alma mas antes de se tornarem nos "Forest Gump's" lá de casa existem alguns cuidados a ter em consideração.
Cá vão eles (baseados nos erros que cometi):

1º exame médico - antes de qualquer aventura é importantíssimo verificar se estamos aptos; avaliar a condição física é fundamental. Achava eu que era um "carapau de corrida" para descobrir, após alguns sustos, uma patologia de taquicardia supra ventricular (felizmente nada de grave e controlável).

2º sapatilha certa - quando acabava de correr os meus joelhos doíam; pensava que tinha problemas nos meniscos quando afinal não tinha era a sapatilha certa. Existem 3 tipos de passadas (supinadora, pronadora e neutra) e para cada uma a sapatilha adequada. Qualquer loja de desporto faz o teste.

3º meias de compressão - pernas cansadas? umas meias de compressão fazem milagres, melhoram a performance e evitam as dolorosas cãibras. Não corro sem elas.

plano de treino - devagar se vai ao longe. Nada de tentar correr a maratona ao fim de um mês ( fala a voz da experiência). O treino regular progressivo é o mais correto e tem de estar ajustado ao objetivo de cada um.

5º alimentação - last but not the least, alimentação correta (antes e depois) e uma boa hidratação aceleram o tempo de recuperação após a corrida. 

Se é fundamental investir numas boas sapatilhas (e a minha escolha recai na marca ASICS), o restante equipamento pode ser adquirido de acordo com a melhor relação qualidade/preço (no meu caso, compro meias, calções, camisolas na Decathlon). 
Para os mais geeks existem muitos gadgets para acompanhar a corrida mas isso é assunto para outro dia.
Até lá, boas corridas. 
JM

Comentários