Na cama com (capítulo 7)

Contra factos não há argumentos e eu rendo-me às evidências, como tantas mulheres por esse mundo fora.
O corpo muda na meia idade e as responsáveis são as hormonas. 
E é uma chatice.
Chega em forma de uma espécie de nova adolescência (vamos pensar que sim para afastarmos o "bicho papão" da pré menopausa) porque, tal como as adolescentes, a partir dos 40 sentimo-nos inexplicavelmente instáveis (a vários níveis) e não percebemos porquê.
Por isso, é bom recorrer a quem possa acender uma "luz ao fundo do túnel".
É o que faz, por exemplo, a Prof. Doutora Teresa Branco no livro  "Quando o corpo começa a mudar" no qual explica porque é que "a chave para perder peso e encontrar equilíbrio emocional está no seu metabolismo e nas suas hormonas".
Aqui fica a sinopse para aguçar a curiosidade:
"(...) muitas mulheres queixam-se do mesmo: fazem exercício, alimentam-se com cuidado, mas ainda assim, quando olham para a balança, descobrem que continuam com peso a mais. Porquê?
A resposta está quase sempre na idade. Uma coisa é ter 25 anos, comer à vontade, dormir a desoras, e de manhã sentir que as calças ainda servem na perfeição. Outra, bem diferente, é perceber que a partir dos 35 ou 40 anos o corpo reage de forma diferente aos alimentos e ao estilo de vida. Felizmente, essa transição de jovem mulher para mulher adulta pode facilmente ser suavizada e controlada. 
Quando o Corpo Começa a Mudar apresenta uma série de estratégias para contrariar o ritmo natural do corpo. Assim que o metabolismo começa a desacelerar, e a produção de hormonas se altera, a alimentação saudável e o exercício físico, por si só, não chegam.
Neste livro vai encontrar planos alimentares, receitas e sugestões de suplementos nutricionais que voltarão a equilibrar o seu metabolismo. Pelo meio, aprenderá melhor o que fazer nos dias da TPM, como reduzir a tensão mamária ou a combinação certa de vitaminas e alimentos mais adequados para quem se aproxima dos 40".
Uma leitura imprescindível, acreditem (pelo menos para quem se preocupa).

Comentários