Dizer não
Hoje vesti uma t-shirt com a expressão motivadora:
Fui trabalhar toda confiante mas ainda a manhã ia a meio e eu já achava que a t-shirt devia ser assim: nas costas Problem? e na frente No! (de preferência em letras garrafais).
Estive mais ou menos com esta disposição:
"Porque é que é tão difícil dizer não?" (pensamento das 9h30)
"Porque é que a minha boca não colabora com o meu cérebro? Diz não..." (reflexão às 10h00)
"Vou ter que bater com a cabeça na parede para isto entrar nos eixos? Diz não, diz não..." (dúvida existencial das 10h30)
"És parva ou quê? Diz não, raios! DIZ NÃO" (pensamento pelo dia fora)
Portanto, posto isto, cheguei à brilhante conclusão que saber dizer não é uma ciência.
De tal forma que devia haver a Licenciatura do "Não", o Mestrado do "Não: em todas as suas vertentes" e o Programa Doutoral do "Não Injustificado " (porque às vezes apetece mesmo dizer não só porque já não aguentamos mais).
Dizer não deve ser como ir para o meio de um descampado e tentar gritar a todo o pulmão. À primeira o grito não sai (tentem se não acreditam) mas quando, finalmente, ele acontece, não conseguimos parar. É libertador.
Com o não deve ser a mesma coisa.
O certo é que, geralmente, algo nos trava o não enquanto que o sim flui com maior facilidade.
Será por medo? Insegurança? Cobardia? Culpa? Porque não gostamos de dizer uma palavra que tem uma conotação negativa? (é um não! claro que tem uma conotação negativa!)
O facto é que acontece.
Mesmo quando sentimos que a nossa sanidade mental depende dele, o não fica-nos entalado na garganta. E fica assim, enquanto nos massacramos interiormente (todos os dias).
Bom, como não tenho remédio para isto (sou uma verdadeira naba no que diz respeito ao não), procurei técnicas no youtube (existem imensas) mas, honestamente, não me apeteceu colocar nenhuma aqui. São muitas abordagens diferentes e não é possível escolher só uma.
Também descobri que existem vários livros sobre o assunto e talvez este seja interessante porque (supostamente) ensina a dizer não mas com um sorriso (o que será sempre mais simpático, claro).
Eu decidi que, para já, vou comprar outra t-shirt que diga simplesmente NO. Parece-me um ponto de partida tão bom como qualquer outro...
Só para que conste, este texto tem cerca de 27 nãos...ummmm...estarei já no bom caminho ????
Só para que conste, este texto tem cerca de 27 nãos...ummmm...estarei já no bom caminho ????
Simplesmente muito bom!!!
ResponderEliminarAmei!
ResponderEliminar:)
Eliminar